O mercado de consoles de videogames mundial movimenta bilhões de dólares por ano. E foi justamente neste mercado, e atrás desses bilhões de dólares, que o gigante da informática, a Microsoft, queria ingressar. Desde 1999, havia rumores na indústria de games que a empresa de Bill Gates entraria no mercado de consoles domésticos. Envolvida com jogos para PC há muitos anos, a empresa começou a ingressar no ramo de consoles fornecendo o sistema operacional do Dreamcast (Sega). Isso deve ter sido o grande motivo que incentivou Bill Gates a investir em um console próprio. Em março de 2000 o segredo da Microsoft veio à tona. Gates, em seu discurso de abertura na Game Developers Expo finalmente anunciou o lançamento de seu primeiro console, cujo protótipo foi desenvolvido por uma equipe de quatro pessoas: Kevin Bacchus, Seamus Blackley, Ted Hase e Otto Berkes. O nome inicialmente escolhido foi DirectX Box, para destacar o extensivo uso da tecnologia DirectX, ferramentas que auxiliavam na criação e desenvolvimento de jogos para o Windows, mas rapidamente foi abreviado para Xbox pela equipe de marketing da empresa. Uma curiosidade: a Microsoft teve que enfrentar um processo movido pela empresa Xbox Technologies, com sede na Flórida, pelo uso do nome no console.